Envios em 24H para a Europa 📦 ‼️
Proviron é útil ou inútil?

Proviron é útil ou inútil?

Escrito em 19 de mar. de 2024

Nos dias que correm ainda são bastantes as dúvidas acerca do Proviron (Masterolona). Na realidade quando pensamos na sua capacidade anabólica, podemos concluir que e mesma é diminuta, e os seus efeitos a nível estético são escassos. No entanto a galinha dos ovos de ouro deste composto, acontece em duas ocasiões. Quando incluído intra ciclo e na terapia pós ciclo, a então famosa e chamada TPC.

Intra Ciclo

Por ter uma grande afinidade nos recetores de SHBG, o Proviron vai-se ligar nos mesmos, impedindo o SHBG de se ligar á testosterona livre, impedindo a mesma de se tornar uma testosterona ineficiente, fazendo com que a testosterona livre se torne eficiente e aproveitada pelo organismo. Além disso, pelo que sabemos ao dia de hoje, também se liga nos recetores de estrogénio sem os ativar, tendo também uma ligação na enzima aromatase, impedindo, ainda que de forma parcial, a conversão de testosterona em estradiol. Ou seja, a testosterona livre circulante no nosso corpo é aproveitada de forma mais eficiente, e consegue impedir ainda que de forma ligeira a aromatização.

 TPC ( Terapia Pós Ciclo)

Quando iniciamos uma TPC por muito eficiente e bem elaborada que a mesma seja, haverá sempre algum momento em que iremos sentir alguma queda de libido derivado ao nosso crash hormonal, pois chegará a altura que o nosso corpo deixará de ter testosterona que lhe era aplicada e nós através da TPC estamos a dizer para ele começar e voltar a produzir testosterona de forma exógena. Certo é que enquanto as nossas Gonadotrofinas (LH e FSH) não começam a trabalhar o mínimo desejável, e passamos por esse crash hormonal, o Proviron é um grande aliado pois nessas alturas a líbido poderá acusar esta desregulação hormonal. Ao incluir o Proviron em conjunto com os Serm´s na TPC, será um forte aliado para uma TPC bem efetuada passando pelo mínimo de privações e problemas possíveis. As doses poderão variar entre 25mg a 100mg dia. Existem relatos de uso de doses superiores. Será sempre tudo uma questão de necessidade individual.

Concluindo, faz todo o sentido, incluir o Proviron em qualquer ciclo, pois só trás vantagens, e não sendo uma droga hepatotóxica, o seu uso ajuda a prevenir problemas de aromatização e a aproveitar melhor a testosterona que estamos a aplicar.

De realçar ainda que embora seja um anabolizante oral o Proviron não é do grupo 17-alfa-alquilado mas sim metilado. Com isto significa que a sua passagem no fígado é menos agressiva, mas também por isso mesmo, os resultados anabólicos são diminutos. No entanto convém frisar que alterações das transaminases hepáticas (TGO/TGP/GGT) são sempre possíveis de acontecer.

Ao contrário dos outros esteroides anabolizantes Proviron é o único que não inibe o eixo HTP, por isso mesmo é e deve ser utilizado em Terapias pós ciclo.